Bahamadia - The kollage (1996) [RE-UP]

Bahamadia é considerada por muitos uma das melhores rappers femininas de sempre. A artista começou a sua carreira como DJ no início da década de oitenta, mas foi nos anos noventa como emcee e com o suporte dos Gangstarr que o nome Bahamadia se tornou num dos melhores cartões de visita do Rap made in Philadelphia.
A produção executiva deste seu primeiro álbum ficou a cargo de Cee Cee Chapman, e contou ainda com produção de Ski, Da Beatminerz, Gangstarr, The Roots e No Joe. Bahamadia também convidou Nas, Lil’ Cess, K Williams, K Akins e os já citados Guru e The Roots para a elaboração da vertente vocal deste “Kollage”, numa tentativa bem conseguida de levar o Rap feito por mulheres a bom porto.
Bahamadia entra em grande no tema “Wordplay” sobre um instrumental simples e eficaz elaborado por Guru, e segue a rimar sobre alguns segredos vocais que vão aparecendo em background em “Spontaneity”, antes de Nas lhe dar as boas vindas na abertura e no fecho do tema “Rugged Ruff”. A vertente vocal de Gang Starr proporciona um pequeno interlúdio antes de “I Confess” entrar em cena, um single interessante que desliza sobre um refrão fortemente influênciado pelo R&B.
“Unknowhowedu” é um dos temas mais conhecidos de Bahamadia, é o seu segundo single e conta com as colaborações vocais de Redhanded e de Ski, artista também responsável pela produção. O primeiro single lançado por Bahamadia foi “Total Wreck” e foi produzido por Guru. A faixa surge depois de um interlúdio sem representação vocal. Este “Total Wreck” é mais um tema em que Bahamadia se apresenta com muita garra, acompanhada por bons scratches, como vem sendo habitual neste álbum.
Em “Innovation” assistimos a uma Bahamadia agarrada ao laços póeticos da Spoken Word, antes da entrada em cena de Black Thought no excelente “Da Jawn”. O tema foi produzidos pelos The Roots e isso notasse perfeitamente, pois possui o mesmo sentimento sonoro que abunda em álbuns como “Do You Want More?!!!??!” e “Illadelph Halflife”. O som vindo da bateria é simplesmente inconfundível.
Depois de mais um interlúdio despido de aspectos vocais surge “True Honey Buns - Dat Freak Shit”, um single onde as rimas de Bahamadia se colam ao ouvido com maior intensidade, pois ela quase que não pára. O outro single, “3 The Hard Way” aparece um pouco antes do álbum fechar, mostrando o poder do mundo feminino. Bahamadia faz-se acompanhar pelas rappers K Williams e K Akins, sobre um instrumental de DJ Premier. O album encerra com “Biggest Part Of Me” num ritmo lento, doce e muito relaxante, com mais uma grande participação vocal da menina Lil’ Cess.
“Kollage” é mais um grande álbum de Rap com fortes influências de Jazz, e que pode ser colocado na mesma secção onde estão guardados os álbuns de Queen Latifah, Gangstarr, Digable Planets e The Roots, entre outras preciosidades elaboradas durante os anos noventa.

fonte: soulpower









01. Intro

02. Wordplay
03. Spontaneity (feat. Lil’ Cess & Pan)
04. Rugged Ruff (feat. Nas)
05. Interlude (feat. Guru of Gangstarr)
06. I Confess
07. Unknowhowedu (feat. Redhanded & Ski)
08. Interlude
09. Total Wreck
10. Innovation
11. Jawn (feat. The Roots & Nou)
12. Interlude
13. True Honey Buns - Dat Freak Shit (feat. Lil’ Cess)
14. 3 The Hard Way (feat. K. Williams & K. Akins)
15. Biggest Part Of Me (feat. Lil’ Cess)

BAIXAR

UKNOWHOWWEDU

Comentários

Valeu mano mas o link nao tah a funcionar , essas sao as musicas de verdade meu
Unknown disse…
Ótimo blog sempre escuto